Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novo medicamento para puberdade precoce já está disponível no SUS

spacess

spacess

Uma nova medicação para o tratamento da puberdade precoce central já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio, com o nome de Eligard, é injetável e aplicado semestralmente. “Isso significa mais conforto às crianças que precisam fazer o tratamento para puberdade precoce, já que, até o momento, as injeções precisavam ser administradas mensal ou trimestralmente”, explica a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato.

Sinais puberais em meninas abaixo dos oito anos e meninos antes dos nove anos de idade podem ser evidência de puberdade precoce e a ajuda de um especialista em endocrinologia é imprescindível para que essa criança não tenha problemas no futuro.

Dra. Lorena explica que os exames de sangue, que mostram os hormônios sexuais (estradiol e testosterona) assim como as gonadotrofinas que os estimulam (LH e FSH), podem sinalizar indicação do bloqueio da puberdade precoce. “Além disso, idade óssea e ultrassonografia de útero e ovários para meninas e de testículos para os meninos são parâmetros importantes para o diagnóstico”, complementa a médica. O tratamento depende da causa. A mais comum é a puberdade precoce central idiopática que acomete, na grande maioria das vezes, meninas.

Atenção aos sinais da puberdade precoce:

– Surgimento do broto mamário em meninas ou aumento do volume testicular em meninos;

– Aparecimento de pelos pubianos, axilares e em face;

– Alterações comportamentais;

– Estirão do crescimento;

– Acne antes dois oito anos em meninas e nove anos em meninos. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Novo medicamento para puberdade precoce já está disponível no SUS

Uma nova medicação para o tratamento da puberdade precoce central já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio, com o nome de Eligard, é injetável e aplicado semestralmente. “Isso significa mais conforto às crianças que precisam fazer o tratamento para puberdade precoce, já que, até o momento,

Ler mais

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.