No dia 19 de abril, a partir das 08h, a Organon vai promover em sua fábrica em Campinas (distrito de Sousas) o plantio de 347 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A iniciativa, denominada Floresta Organon, faz parte do plano de sustentabilidade da empresa e tem o objetivo de auxiliar a recuperação vegetal da região. A ação terá a participação de cerca de 80 funcionários da farmacêutica, que terão a oportunidade de plantar uma muda.
“Convidamos os nossos colaboradores para participar deste momento tão simbólico. A fábrica está inserida na APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas e possui muitas árvores dentro do seu terreno. A ideia é criar um cinturão verde ao redor da Organon”, explica Leonardo Gonçalves, Gerente Senior de Segurança e Meio Ambiente na Organon Brasil.
A Floresta Organon vai ocupar uma área de 2.000 m² e dará continuidade às iniciativas de recuperação vegetal da fábrica. Ação similar foi finalizada em outubro de 2022, com o plantio de 550 espécies nativas. Assim como na iniciativa anterior, o projeto vai além do plantio. Durante dois anos, haverá o acompanhamento de especialistas para se certificar de que houve a adaptação e autossustentação das espécies plantadas.
Entre as mudas do plantio, há espécies ameaçadas de extinção, como: Guanandi, Jacarandá Paulista e Cabreúva. No total, serão 33 espécies diferentes plantadas, valorizando a biodiversidade da Mata Atlântica.