Connect with us

Educação e Comportamento

Plataforma Observa desenvolvida pela Sentran ajuda municípios a monitorarem o tráfego de veículos em vias com restrições

Published

on

Em Cordeirópolis (SP), mais de 1,2 mil caminhões já foram flagrados em vias após lei que proíbe o trânsito destes veículos entrar em vigor

A Sentran, empresa especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para o monitoramento e controle viário, oferece  a plataforma Observa (aplicativo + site). O Observa é uma ferramenta revolucionária que visa melhorar a mobilidade urbana monitorando e controlando a circulação de veículos pesados e/ou de grande porte em vias com restrições, proporcionando uma série de benefícios fundamentais para as cidades modernas.

“As cidades enfrentam o desafio de gerenciar o tráfego de veículos de grande porte  para manter a segurança, o fluxo eficiente de veículos e a preservação do ambiente urbano como pavimento e cabeamento aéreo. É nesse contexto que a plataforma Observa surge como uma solução essencial para municípios de todo o Brasil”, explicou Eduardo Ramalho, sócio-diretor da Sentran.

O aumento constante no número de veículos pesados nas áreas urbanas representa uma ameaça significativa para a infraestrutura das cidades, bem como para a segurança dos pedestres e a qualidade de vida dos moradores. Ruídos, poluição, lentidão, obstrução de vias, destruição de calçadas, colisões com árvores e postes de energia e sinalização são consequências do trânsito de caminhões de grande porte por vias urbanas.

Para enfrentar esses desafios, muitos municípios estabelecem regras de circulação com restrições de tráfego de veículos em determinados locais, áreas e horários. Essas restrições são regulamentadas por Decreto Municipal e são fundamentais para garantir a segurança, a fluidez e conforto  da população.

Em Cordeirópolis (SP), por exemplo, entre os dias 21 de junho e 31 de agosto passaram 18.230 veículos de grande porte por vias fiscalizadas  por câmeras dedicadas e radares integrados a  plataforma “Observa”. Deste total, se avaliarmos somente o mês de julho, 1.279 veículos foram notificados por não estarem em conformidade com o decreto. O decreto que regulamenta o tráfego de caminhões, carretas, articulados e cargas em geral no município entrou em vigor em janeiro deste ano.

O uso de uma plataforma como a Observa também é um instrumento de política pública pois permite que o caminhoneiro autônomo ou empresas de transporte possam realizar o cadastro e solicitar a autorização para circulação de prática, digital e de qualquer lugar, evitando protocolos demorados e desburocratizando as solicitações.

A plataforma Observa é composta por um aplicativo e site e pode ser personalizada para se adequar às rotinas de restrição determinadas pelo Decreto Municipal de cada cidade. Além disso, pode ser fornecida em conjunto com câmeras inteligentes para fiscalização nas vias desejadas ou ainda ser integradas com radares e talonários eletrônicos.  

A plataforma Observa é uma ferramenta completa e eficaz para ajudar os municípios a implementar e gerenciar rotas com restrição de circulação. 

Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times