Ganho em produtividade pode chegar a 100%. A nova tecnologia permite que a contagem cíclica seja realizada rapidamente, além de trazer um alto retorno sobre o investimento devido à redução dos custos com mão de obra e equipamentos
Para otimizar as auditorias do estoque de seus centros de distribuição, a ID Logistics Brasil desenvolveu uma solução com base no uso do drone, combinada a um software de imagem. A ferramenta escaneia os códigos de barras ou etiquetas RFID, que informa o WMS Infolog das unidades de cada referência verificando a ocorrência de desajustes. A novidade já está em funcionamento nas operações logísticas da Diageo, Ambev, Nivea e Arco.
A nova tecnologia, manuseada por um operador por controle remoto, permitiu que a contagem cíclica e o inventário anual tivessem um aumento de produtividade pela capacidade do drone se deslocar de forma mais agil e registrar facilmente a mercadoria disposta em locais mais altos, que não são facilmente acessado pelos operadores.
Outro resultado importante foi a redução da circulação de pessoas nos corredores de trabalho, possibilitando uma movimentação mais segura dos equipamentos.
« É bastante satisfatório ver uma solução tecnológica sendo utilizada na realização dos inventários em uma operação Arcor. A ID Logistics buscou e implementou uma excelente tecnologia para uma atividade essencial na logística, essa ferramenta trouxe ganho de produtividade e maior confiabilidade na contagem de estoque, consideramos que esse tipo ação é o caminho para uma Logística Sustentável »,afirma Leonardo Costa Alquimim, Coordernador de Centros de Distribuição da Arcor.
De acordo com Bruno Giacomo, Gerente de Reengenharia da ID Logistics Brasil, a nova ferramenta é uma solução focada em excelência operacional. «Esse novo mecanismo otimiza o processo de inventário através de uma abordagem inovadora e segura, levando a um rastreamento mais eficiente e agregando mais valor à cadeia de suprimentos» afirma.
«O método anterior de contar o estoque aéreo era lento, trabalhoso, caro e perigoso, pois se utilizava de uma plataforma elevatória para tal», disse Giácomo.
O novo procedimento é simples: o inventariante se dirige ao corredor que será auditado, inicia o vôo do drone e começa a realizar a contagem das posições. O aparelho fica na frente da posição e o inventariante captura as imagens do palete e da posição onde ele está armazenado através de uma câmera de alta resolução instalada no dispositivo.
Os resultados se estendem à maior frequência de contagem e confiabilidade de estoque, evitando a necessidade de revisões manuais periódicas ai nterrupção da atividade por completo. Através dessa tecnologia, o controle do estoque da ID Logistics Brasil passou a ser mais eficiente.