Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Viagem de férias: alertas para alergias ocultas e as de Verão

spacess

spacess

Seja na estrada ou numa viagem de avião, é preciso que crianças, adultos e idosos tenham certos cuidados quando o assunto é alergia. “Sabe aqueles amendoins servidos durante o serviço de bordo de um avião? Eles podem desencadear uma alergia alimentar em pessoas sensibilizadas”, alerta o Dr. Clóvis Galvão, médico alergista e imunologista da USP. Isso porque o amendoim faz parte dos oito alimentos mais alergênicos – os demais são: leite, ovo, soja, trigo, castanhas, peixes e frutos do mar.

Mesmo quem nunca teve alergia a um alimento que sempre consumiu, pode vir a ter a alergia alimentar. O médico ressalta também que, durante as férias, o consumo de peixes e frutos do mar para quem decide viajar para praia também pode representar um perigo. “Sintomas cutâneos, gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares fazem parte dos sintomas da alergia alimentar. A anafilaxia é o pior desfecho, portanto, ao menor sinal de alergia é preciso buscar atendimento médico”.

Outra causa de alergia comum no Verão são as ferroadas de insetos. O médico chama atenção especialmente às formigas, vespas e abelhas, pois as reações alérgicas ao veneno destes insetos podem ser fatais. “Lesões que provocam coceira, mesmo fora do local da ferroada, além do inchaço de pálpebras, lábios e orelha, falta de ar e tosse indicam a necessidade de avaliação médica, pois são os sinais de uma possível anafilaxia”, explica Dr. Clóvis, que também é diretor da Clínica Croce centro de vacinação e infusão com especialistas das áreas de Alergia, Imunologia, Reumatologia e Endocrinologia.

E além das alergias acima, é preciso ter atenção com os cosméticos como protetor solar, hidratantes, maquiagens etc, e com as tatuagens de henna (muito comuns no Verão). Esses produtos podem conter substâncias responsáveis por causar as dermatites de contato, caracterizadas por sintomas cutâneos como vermelhidão, descamação, bolhas, coceira intensa, sensação de queimadura.

“O recomendado é procurar produtos dermatologicamente testados e/ou com selo da Anvisa, guardá-los em lugar protegido de luz e calor e nunca compartilhar itens pessoais, como maquiagem. Chamo atenção para essas tatuagens de henna, pois elas podem conter substâncias causadoras de alergias, principalmente para as crianças. No caso de qualquer sintoma, é importante falar com um alergista e imunologista”, finaliza Dr. Clóvis.

Especialista chama atenção para 3 alergias: alimentar, à ferroada de insetos e dermatites
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.