Gestora empresarial e escritora, Roberta Chaves traz informações imprescindíveis para quem quer começar o próprio negócio
Planeja abrir uma empresa e se unir aos 42 milhões que empreendem no Brasil, mas não sabe por onde começar? As dicas abaixo podem ajudar! Elaboradas por Roberta Chaves, gestora empresarial e autora do livro As Empreendedoras de Marselha, as sugestões concebem desde metodologias para realizar um plano de negócios, até técnicas de vendas – necessárias para todas as pessoas autônomas que sonham com o próprio negócio. Confira:
1. Faça um plano de negócios
Para ter uma visão geral da futura empresa, faça um plano com o Modelo Canvas. No geral, é preciso responder a quatro perguntas principais: “O quê? (Qual a sua proposta de valor? O que você oferece aos clientes?)”; “Como? (Quem são seus principais parceiros? Quais são as atividades-chave no processo de entrega do produto ou serviço? Quais são os recursos que você precisa para que seu negócio funcione?)”; “Quem? (Quem é o seu público-alvo? Quais são os seus canais de divulgação? Como você se relaciona com seus clientes?)”; e “Quanto? (Quais são os seus custos?)”.
Esse planejamento não é estático: mude-o pelo menos uma vez por ano, pois o mercado se transforma constantemente, seu negócio precisa se adaptar e seguir as tendências do mundo.
2. Tenha uma boa gestão financeira
Um erro cometido por muitos empreendedores é misturar as despesas da empresa com as pessoais. Defina um pró-labore, ou seja, o valor do seu serviço para recebê-lo mensalmente. No começo, pode ser difícil “se pagar”, mas essa é sua garantia de segurança.
Além disso, tenha controle das próprias finanças: estabeleça um orçamento para não gastar mais do que ganha; categorize as despesas entre “essenciais”, como aluguel e alimentação, e “não essenciais”, como entretenimento. Faça sempre uma reavaliação para saber onde pode economizar e lembre-se de pagar todas as dívidas, iniciando por aquelas que tem juros altos.
Também aprenda sobre investimento para seu dinheiro render por muito tempo, como em ações e imóveis, e se proteja com seguro de vida e saúde para prevenção em caso de imprevistos.
3. Técnicas de vendas
As vendas têm um processo básico composto por: preparação sobre o produto que será oferecido; abertura para recepcionar o cliente; sondagem das necessidades daquele possível comprador; demonstração de interesse no que o cliente tem a dizer; argumentação para mostrar as funcionalidades do produto e como atende às necessidades; permissão para aquele cliente avaliar com calma sobre a compra; e avaliação da satisfação do cliente após adquirir o produto. Estude sobre cada etapa e as domine!
4. Inteligência emocional para liderar pessoas
É preciso ter capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, bem como de compreender e influenciar os outros. Uma habilidade crucial para o sucesso pessoal e profissional, ela tem componentes como: consciência e controle emocional, automotivação, empatia e habilidades sociais.
É importante dominá-la para uma liderança eficaz, tomada de decisões, construção de uma comunicação clara e gerenciamento de conflitos no ambiente de trabalho. Ao colocar em prática, existem mais chances de você manter o bem-estar da equipe, melhorar a produtividade dos colaboradores e reter talentos.
5. Gestão de tempo
Você só tem 24 horas no dia – então gerencie esse tempo de uma forma que se adapte ao seu estilo de vida. Para isso, você pode colocar em prática o seguinte método: dedique 70% para aquilo que define como importante. As urgências devem ser feitas no 20% do seu tempo com ações corretivas e proativas para evitar acidentes, reclamações e outras demandas. Para o supérfluo, se não puder ser deletado, dedique 10% do horário de trabalho.