No dia 11 de fevereiro, o Flamengo encerrou sua participação no Mundial de Clubes da FIFA no terceiro lugar após derrotar o Al Ahly do Egito por 4 a 2 para reclamar o título do terceiro clube mais forte da competição. Apesar de ser um resultado sólido para o Rubro-Negro, o desempenho da equipe foi avaliado duramente pelo público brasileiro, o que contribuiu com um golpe adicional na sua já frágil imagem após o confronto da Supercopa com o Palmeiras.
Segundo a YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, a percepção dos brasileiros sobre o Flamengo melhorou significativamente nos dias que antecederam o confronto com o Palmeiras. Em 21 de janeiro, o índice focado em medir se o público considera uma equipe bem-sucedida ou não, registrou uma pontuação de 52,8, numa escala de -100 a +100, para o Flamengo. Para o dia 26 de janeiro, ele havia subido e atingido 58,8, relacionado à expectativa do confronto entre os dois clubes.
Porém depois da derrota do Flamengo perdendo do Palmeiras, com um placar de 4 a 3, a pontuação do Rubro-Negro iniciou uma tendência negativa nesse índice. Sua derrota contra o Al-Hilal no Mundial de Clubes da FIFA, além de causar uma avalanche de memes, aprofundou o impacto na imagem do Flamengo como uma equipe de qualidade. A partir de 9 de fevereiro, sua pontuação neste índice era de 52,5, ligeiramente abaixo do nível com o qual começou antes de enfrentar o Palmeiras.
Esta não é a única métrica que reflete um impacto negativo sobre o Flamengo após sua participação no Mundial de Clubes e na Supercopa. A ferramenta YouGov BrandIndex também revela que – mesmo antes do jogo contra o Palmeiras – havia uma tendência à queda entre a população brasileira em relação à posição do Rubro-Negro como um time com grande tradição: Entre 15 de janeiro e 9 de fevereiro deste ano, o clube perdeu 8 pontos nessa medição.
A percepção da população geral sobre os torcedores do Flamengo no Brasil também piorou substancialmente. No mesmo período, o índice que mede a cultura dos torcedores do clube se contraiu em mais de 9 pontos, com uma queda particularmente profunda após a derrota contra o Palmeiras (por quase 3 pontos em apenas dois dias).
Curiosamente, a imagem da administração do Flamengo não tem sido tão negativamente comentada como outros aspectos do time. O índice que mede a percepção da gestão do clube era de 35,4 em 15 de janeiro, e subiu para 40,6 antes do jogo contra o Palmeiras; ele tinha se contraído em pouco mais de quatro pontos em 9 de fevereiro, sem quedas bruscas perceptíveis após a derrota na Supercopa ou o jogo contra o Al-Hilal no Mundial de Clubes.
Mas o desempenho do Flamengo nas últimas semanas, em termos de imagem de marca, é apenas um pequeno tropeço. As conversas centradas na equipe entre amigos e familiares dispararam desde antes de o clube enfrentar o Palmeiras. Mesmo com todas as suas derrotas, o índice continuou a mostrar um crescimento substancial (de 37,6 para 44,6 entre 15 e 26 de janeiro, e para 46,4 a partir do passado 9 de fevereiro).
Também foi relatado que a equipe recebeu R$ 13 milhões pela vitória sobre o Al Ahly no Mundial de Clubes, enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pagou para o clube mais R$ 5 milhões para jogar contra o Palmeiras na Supercopa. Mais importante ainda, em termos de marca, o Flamengo continua sendo o time mais popular do país.
Segundo dados da BrandIndex, 22,9% dos entrevistados no Brasil ainda disseram que o Rubro-Negro era seu time favorito em 9 de fevereiro; um número quase idêntico ao 23,8% que disse o mesmo em 15 de janeiro, antes de sua derrota para o Palmeiras e Al-Hilal. Por outro lado, apenas 8,3% da população do país disse que o Alviverde era seu favorito. As outras duas grandes equipes do Brasil, São Paulo e Corinthians, tinham percentuais de 9,6% e 16,1% para a mesma data, respectivamente.