Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Imagem do Flamengo despenca após Mundial de Clubes, segundo levantamento feito pela YouGov

Picture of spacess

spacess

No dia 11 de fevereiro, o Flamengo encerrou sua participação no Mundial de Clubes da FIFA no terceiro lugar após derrotar o Al Ahly do Egito por 4 a 2  para reclamar o título do terceiro clube mais forte da competição. Apesar de ser um resultado sólido para o Rubro-Negro, o desempenho da equipe foi avaliado duramente pelo público brasileiro, o que contribuiu com um golpe adicional na sua já frágil imagem após o confronto da Supercopa com o Palmeiras.

Segundo a YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, a percepção dos brasileiros sobre o Flamengo melhorou significativamente nos dias que antecederam o confronto com o Palmeiras. Em 21 de janeiro, o índice focado em medir se o público considera uma equipe bem-sucedida ou não, registrou uma pontuação de 52,8, numa escala de -100 a +100, para o Flamengo.  Para o dia 26 de janeiro, ele havia subido e atingido 58,8, relacionado à expectativa do confronto entre os dois clubes.

Porém depois da derrota do Flamengo perdendo do Palmeiras, com um placar de 4 a 3, a pontuação do Rubro-Negro iniciou uma tendência negativa nesse índice. Sua derrota contra o Al-Hilal no Mundial de Clubes da FIFA, além de causar uma avalanche de memes, aprofundou o impacto na imagem do Flamengo como uma equipe de qualidade. A partir de 9 de fevereiro, sua pontuação neste índice era de 52,5, ligeiramente abaixo do nível com o qual começou antes de enfrentar o Palmeiras.

Esta não é a única métrica que reflete um impacto negativo sobre o Flamengo após sua participação no Mundial de Clubes e na Supercopa. A ferramenta YouGov BrandIndex também revela que  – mesmo antes do jogo contra o Palmeiras – havia uma tendência à queda entre a população brasileira em relação à posição do Rubro-Negro como um time com grande tradição: Entre 15 de janeiro e 9 de fevereiro deste ano, o clube perdeu 8 pontos nessa medição.

A percepção da população geral sobre os torcedores do Flamengo no Brasil também piorou substancialmente. No mesmo período, o índice que mede a cultura dos torcedores do clube se contraiu em mais de 9 pontos, com uma queda particularmente profunda após a derrota contra o Palmeiras (por quase 3 pontos em apenas dois dias).

Curiosamente, a imagem da administração do Flamengo não tem sido tão negativamente comentada como outros aspectos do time. O índice que mede a percepção da gestão do clube era de 35,4 em 15 de janeiro, e subiu para 40,6 antes do jogo contra o Palmeiras; ele tinha se contraído em pouco mais de quatro pontos em 9 de fevereiro, sem quedas bruscas perceptíveis após a derrota na Supercopa ou o jogo contra o Al-Hilal no Mundial de Clubes.

Mas o desempenho do Flamengo nas últimas semanas, em termos de imagem de marca, é apenas um pequeno tropeço. As conversas centradas na equipe entre amigos e familiares dispararam desde antes de o clube enfrentar o Palmeiras. Mesmo com todas as suas derrotas, o índice continuou a mostrar um crescimento substancial (de 37,6 para 44,6 entre 15 e 26 de janeiro, e para 46,4 a partir do passado 9 de fevereiro).

Também foi relatado que a equipe recebeu R$ 13 milhões pela vitória sobre o Al Ahly no Mundial de Clubes, enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pagou para o clube mais R$ 5 milhões para jogar contra o Palmeiras na Supercopa. Mais importante ainda, em termos de marca, o Flamengo continua sendo o time mais popular do país.

Segundo dados da BrandIndex, 22,9% dos entrevistados no Brasil ainda disseram que o Rubro-Negro era seu time favorito em 9 de fevereiro; um número quase idêntico ao 23,8% que disse o mesmo em 15 de janeiro, antes de sua derrota para o Palmeiras e Al-Hilal. Por outro lado, apenas 8,3% da população do país disse que o Alviverde era seu favorito. As outras duas grandes equipes do Brasil, São Paulo e Corinthians, tinham percentuais de 9,6% e 16,1% para a mesma data, respectivamente.

A derrota contra o Palmeiras na Supercopa 2023 parece ter afetado negativamente a percepção do Flamengo no Brasil
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Copyright © 2024. Theme by Mr Da Vinci, powered by WordPress.